quinta-feira, abril 7

Sempre pensando em avaliar!

Relatório Educação Infantil
 
www.semebrusque.com.br/downloads/2008/AVALIACAO_BRUSQUE. ppt

A INTRODUÇÃO: serve para apresentar as características da criança e ela no grupo – e o grupo em relação a ela! Falem de seu trabalho enquanto professor – que se preocupa com o bem estar de todos, com a aprendizagem significativa, que recebe as crianças e tudo que elas trazem em suas vivências e experiências.

• O grupo – quem é, como são, qual é a rotina deles, atividades preferidas, característica(s) do grupo;

• A criança no grupo – como ela se situa no coletivo – como se destaca e/ou como se coloca nele; como reage frente as atividades coletivas;

• As características da criança – como ela é;

• A criança e as atividades – suas preferências, suas reações, suas contribuições,

• A dinâmica da criança em sala – ela e a rotina – ela reclama, adere, participa do que? Seu temperamento e escolhas;

• Suas relações com os outros - ênfase na parte afetiva – seus relacionamentos fazendo uma ligação com suas características pessoais;

• Desempenho no dia-a-dia – nas atividades – como ela se envolve nas atividades, seu progresso, seu envolvimento com as atividades e pessoas;

• Curiosidades dos comportamentos das crianças que ilustram seu desenvolvimento – suas falas, gracinhas, surpresas, insights, contribuições, perguntas, observações, etc.

• Planos para futuro próximo – o que você pensa que a criança precisa para continuar se desenvolvendo de maneira progressiva e positiva, o que em particular você planejaria para ela. Revele o seu olhar particular para ela e suas projeções.

• As OBSERVAÇÕES FINAIS: servem para indicar como o professor irá continuar o trabalho com a criança em questão, RESSALTANDO A PREOCUPAÇÃO INDIVIDUAL, MAS INTEGRANDO-A NO GRUPO!

Lembre-seAbordando todos estes itens, o professor estará falando tanto das áreas do desenvolvimento infantil, como das áreas do currículo, trazendo a tona os quatro focos principais da Educação Infantil – criança, professor, currículo/planejamento e as relações.

Importante

O professor deve escrever como se estivesse escrevendo para alguém que não conhece as crianças e, portanto vão revelar as dificuldades com moderação. Neste documento é o lugar do professor falar na sua própria voz revelando suas observações, planejamentos, reflexões e planos futuros. A voz da criança será para exemplificar aquilo que vocês estão falando sobre elas!

3 comentários:

  1. OI,LINDO SEU BLOG.EU SOU SUA SEGUIDORA .

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei de tudo o que encontrei aqui. Obrigada por compartilhar...
    Já estou seguindo e levei um link para a lateral do meu blog.
    Beijinhos e sucesso em seu trabalho.

    Sugiro que retire a confirmação de letras para comentar, pois ficaria mais prático para comentar sem elas.

    ResponderExcluir
  3. Amei os temas abordados. Posso trocar experiências com minhas amigas que trabalham com esta faixa etária. Parabéns pelo trabalho.
    Beijos,
    Edna Ribeiro

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!