quinta-feira, abril 7

Mais uma ideia......

Sempre pesquisando sobre pareceres!!!!
Mais uma idéia!!!


"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente."

RENE DESCARTES

Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.
Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade. Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.

PODE-SE ESPECIFICAR AS DIFERENTES ÁREAS..........

1) Desenvolvimento Cognitivo: neste aspecto é considerado o desenvolvimento da criança no pensar e no agir observado nas habilidades para resolução de situações do cotidiano e relacionados ao conhecimento linguístico e lógico matemático; o uso das diferentes formas de linguagem, como a oral, escrita e corporal e também habilidades sensoriais como leitura de imagens e percepção dos sentidos.

A) Linguagem

( ) Conhece os amigos pelos nomes.

( ) Expressa-se através de frases completas.

( ) Expressa suas idéias com clareza.

( ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro.

( ) Usa a linguagem que expressa suas vivências.

( ) Mostra uma atitude positiva para as atividades propostas – modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e brincadeiras.

B) Matemática:

( ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno.

( ) Diferencia quantidade: muito e pouco.

( ) Identifica a forma do círculo.

( ) Continua séries lógicas de dois elementos.

( ) Identifica as cores primarias.

( ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos.

2) Desenvolvimento Psicomotor: neste aspecto a criança deve apresentar apropriação e conhecimento das potencialidades corporais no desenvolvimento de atividades de expressão corporal com movimentos amplos, como correr, saltar, pular etc. e com movimentos finos, como recortar, alinhavar, amassar, pinçar etc; ainda neste aspecto, considera-se o auto-conhecimento, isto é, a identificação do corpo, de suas partes e o todo; o uso do corpo na expressão das emoções, na revelação das tristezas, ansiedades, alegrias, satisfação, segurança e também ao deslocamento com segurança na percepção de seus movimentos no espaço.





5 comentários:

  1. Nossa fiquei maravilhada com o seu blog, ele é perfeito, parabéns,estou te seguindo. Me visita http://descobrindooamorpelaeducacao.blogspot.com/
    um grande abraço... copiei de você dois quadrinhos q eu achei lindo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!!!

    Trabalho com diversos artesanatos: lembrancinhas, painéis, jogos pedagógicos, aniversários, entre outros.
    Aguardo sua visitinha em meu blog
    wwww.cantinhoartemania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é maravilhoso, me apaixonei, já estou seguindo vc... Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog...

    Visite o nosso blog também e seja nosso seguidor

    CCIIASPINHO.blogspot.com.br

    Att. Grayce

    ResponderExcluir
  5. Ao passar pela net encontrei o seu blog , que me chamou à atenção li a primeira postagem e folhe-ei mais lagumas, é um blog feito com muito entusiasmo, e dedicação, gostei do conteúdo e quero deixar os meus parabéns, quando encontro um blog bom deixo sempre um comentário e um convite.Ficarei grato se me der a honra da sua visita no meu blog O Peregrino E Servo. Se desejar seguir eu sempre vou retribuir seguindo seu blog também.
    Sou António Batalha, cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
    PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!