sábado, agosto 14

Filhos autônomos, filhos felizes.........

Filhos autônomos, filhos felizes

(Cris Poli – Super Nani)


Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.

Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando.
Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes.

E também deixar claro aquilo que espera deles.

Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles, sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.

Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena.

Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.

Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes.

Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.

A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro.

Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você  gostaria.

2 comentários:

  1. Olá Linda! Passeando pelo seu blog vi tanta coisa bacana, sou estudante de pedagogia e gostaria de integarir com você sempre que pudermos, por isso estou lhe seguindo, se puder, me siga também ;D eu vou adorar!
    Ah! Achei uns posts legais aqui no seu blog e eu gostaria de publicar no meu, é claro com os devidos créditos. Se concordar é só falar comigo!
    Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o seu blog. É muito bom que conversemos cada vez mais sobre o papel dos pais na educação dos filhos. Deixo aqui nosso link que é sobre a educação em família. Talvez tenha algo de interesse para o seus leitores. Continue escrendo, ok? Abraços, Vida em Sociedade

    Vida em Sociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana. Informação Útil para a Família - Material de Reprodução Livre e Gratuita - Brasil - Ano IV

    http://www.vidaemsociedade-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!