segunda-feira, janeiro 4


Limites na Educação dos filhos...


Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história. O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro.

Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos que nossos filhos nos faltem com o respeito.

À medida que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, na medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que poucos os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim. Quer dizer: os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para ser os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos.

Dizem que os extremos se atraem. Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles. Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.

Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está fundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino. Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

2 comentários:

  1. Amiga me perdoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Fiz um comentário errado!!
    a culpa é minha, pois agora no final do ano minha cabeça tava a mil e confundi os blogs, num é o seu que vi com muitas atividades tradicionais, pelo contrário vc tem uma postura bem atual, na minha cabeça era esse o blog que eu tinha visto as atividades de só cobrir, coisa bem tradicional, mas agora voltei lá no seu blog e olhei novamente e num é o seu com certeza. Mil perdões!!!!!!!!!!!
    Qt ao correio vc foi a sorteada número 2 que eu enviei atrasada só agora em dezembro , mas para a primeira já chegou foi Patrícia do crohe lilás e tô estranhando o seu não, pois coloquei no correio juntas com uma troquinha tb. Vou procurar o papel do correio pra ver por onde anda sua caixa com o mini álbum. O duro é achar o papel do orreio, mas vou procurara hj ainda. Bjs e desculpa novamente. Sonia

    ResponderExcluir
  2. Querida Pri através dos moldes você consegui fazer sim a Adriana explica tudo bem direitinho.Você conseguirá fazer sem problemas, qualquer dúvida é só me perguntar.Bjos!

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!