segunda-feira, abril 6



A EDUCAÇÃO INFANTIL
E OS PROCESSOS
DA APRENDIZAGEM NO
DESENVOLVIMENTO HUMANO


Desde a antiguidade na história social e cultural da humanidade, sobretudo na trajetória do desenvolvimento humano os “Processos da Aprendizagem” em todas as etapas da vida são extremamente relevantes.
A aprendizagem apresenta-se através da relação que se estabelece entre “o sujeito com a sua carga hereditária e a história pessoal” e “o meio onde se está inserido, através de objetos, valores morais e a existência do outro”.
O Professor na Educação Infantil deve possibilitar que seus alunos estabeleçam uma relação sadia com o meio que o cerca, favorecendo o desenvolvimento e a aquisição de novos conceitos e conteúdos.
As crianças utilizam uma lógica diferente para pensar. Segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento da criança aparecem em uma ordem necessária e não podem ser queimados, pois uma fase prepara para a outra fase e são construídas sobre as estruturas anteriores vivenciadas nas fases passadas, porém as idades em que eles aparecem são relativas. Piaget, conclui que as crianças apresentam uma forma própria e ativa de raciocinar e de aprender que evolui por estágios e fases até a maturidade intelectual. Seus erros apenas caracterizam a forma particular de pensar.
Na Educação Infantil convém que se dê ênfase especial às oportunidades de vivências em situações que reestruturam o conhecimento existente, a participação da criança em experiências de aprendizagem, a criatividade pessoal, a exposição de momentos de descoberta, a interação com outras crianças e adultos e ao envolvimento em situações lúdicas, significativas e construtivas.
A criança pensa de uma forma própria e tem pontos de vista diferentes das outras etapas que passará na vida, e deste modo exige dela flexibilidade e disposição.
O professor deve ser um pesquisador e jamais terá o domínio absoluto de quem sabe tudo.
A criança está em permanente construção e constrói seu próprio conhecimento, contudo, não torna o professor dispensável. O professor tem que estar atualizado para melhor entender o aluno neste processo de aprendizagem e não deverá apresentar modelos certos, mas deve considerar o erro como parte do processo de aprendizagem.
Se as instituições na Educação Infantil proporcionarem as crianças momentos de pesquisa, reflexões, construções de experiências físicas, sociais e lúdicas, que sejam, por sua vez, manifestadas mediante as diferentes linguagens, as crianças vivenciarão novas situações de aprendizagem, de ampliação da sua vida social e de suas experiências cognitivas.
Autor: Lara Margarida da Silveira Acosta

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