terça-feira, fevereiro 10

Portifólio..uma alternativa...


Portifólio na Educação infantil...


Meninas é trabalhoso sim...mas completa nosso trabalho.....e ajuda no desenvolvimento dos nossos picuchos...olha só... o q eu tenho lido......


O QUE É PORTFÓLIO?


É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.

Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.

Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.

Assume-se então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação


1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.

2-Participação dos pais.

3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.

5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.


CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:

1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, registra todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.



FICHA AVALIATIVA:


CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:


NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.

Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.


2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:

Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas.

NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.
3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.
4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);Avaliação global do seu trabalho em si.

FICHA AVALIATIVA:CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexãoNível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir.
5-Avalia o portfólio como um todo.Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:- Forma de desenvolvimento do projeto;FICHA AVALIATIVA:CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.
6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.
CLARO QUE OS CRITÉRIOS VARIAM DE ACORDO COM A IDADE, A TURMA, ENFIM, CADA HISTÓRIA É UMA.....VAMOS OBSERVAR......E TRABALHAR..........BEIJOS
RETIREI ESTE ESTUDO DO LIVRO MANUAL DE PORTIFÓLIO

20 comentários:

  1. Oi Pri, portfólio da trabalho, mas o resultado vale mesmo a pena. Fiz com minha turma de mini-maternal e ficou lindo. ADOREI O MATERIAL.

    Gosto muito do seu blog e gostaria de homenagea-lo com um selinho de excelência, está esperando lá no meu cantinho, o Espaço da Criança.
    Beijos
    Profe Márcia

    ResponderExcluir
  2. olá, gostei do seu blog e gostaria de saber se vc poderia me dar uma ajudinha .
    Estou fazendo curso de pedagogia na Facu Anhanguera e preciso fazer um trabaljho para uma exposição sobre educação lúdica.


    produto final portifólio< manual ou digital
    oletar< fotos ou imagem video
    1- levantamento bibliográfico
    2- fichas técnicas< 2 jogos
    < 2 brincadeiras
    3- coleta < local
    4- separar/montar
    obrigado e espero sua resposta

    Simone
    simoninhaip2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    O assunto comentado , foi muito bem traduzido , fazendo-se entender claramente o objetivo do portfólio .
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. oi, muito bom seu blog, parabéns, esta me ajudan do muito...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Sou professora também e amo o que eu faço. Atualmente tenho a turma mais fofa... ...o Berçário, e mesmo sendo pequenos, aprendo muito com eles. Meu nome é Débora de Novo Hamburgo. Adorei teu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o resumo sobre portifólio e já salvei pra mim.
    Na escola que trablho vamos iniciar o trabalho com portifólio esse ano, e como toda professora estou "a caça" de dicas e ideias.
    Adorei tudo por aqui.
    Bjs,
    Monique (RJ)

    ResponderExcluir
  7. tudo que estou precisando estou encontrando no seu blog.parabéns!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Pri, se posso te chamar assim, eu trabalho como monitora em uma escola e fiquei responsável de animar o recreio das crianças que tem a idade de um ano e meio a quatro anos de idade. Conto história, corre cutia, videos, dvds educativos,monento livre em que as crianças brincam a vontade monitorados por mim. A escola esta implantado o SGI e tenho que montar um potfólio estou completamente perdida não sei como fazer me ajude tambem pesso mai sugestoes de brincadeiras brinco tambem de passa anel.
    Grande beijos e desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. ESTOU A POUCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ACABO DE IR PRA FACULDADE DE PEDAGOGIA . TUDO ISSO QUE LEIO AQUI , TA SENDO MUITO IMPORTANTE PRA MIM ...

    ResponderExcluir
  10. Adorei ler sobre o portifólio.
    estou cursando pedagogia e minha professora de alfabetização pediu para fazermos um portfólio de alfabetização.
    caracterização da fase pré silábica, intermediária, silábica, silábica-alfabética e fase alfabétca e dez atividades de cada fase.
    Se vc poder me ajudar eu agradeço.estou tentando encontrar .
    Obrigada.
    e-mail bacelarfiuza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!! É muito bom ver que existem profissionais tão comprometidos com a educação como você. Parabéns pelo trabalho! Li o texto sobre portifólio e acredito que realmente vale a pena. Também sou educadora e ingressei a pouco na Educação Infantil, procuro sempre me atualizar e fazer pesquisas para levar mais qualidade para meus alunos. Sei que o portifólio irá me ajudar muito na minha prática. Você poderia me auxiliar em como montar um portifólio? Tenho muitas dúvidas a respeito. Desde já agradeço e desejo muito sucesso nessa missão difícil mas não impossível. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Trabalhar com Portfólio é muito gratificante pois avalia gradativamente o progresso do aluno assim como avança no processo de avaliação no pedagógico do professor.

    ResponderExcluir
  13. vou começar a trabalhar com portfólio,adorei ler suas informações.

    ResponderExcluir
  14. Seu blog é maravilhoso.

    Os trabalhinhos de Natal estão fantásticos...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu também adoro quando você comenta. Participe do meu bloger, faça uma vizita.

    ResponderExcluir
  16. que bençao ,este blog você é uma grande educadora comprometida com a educaçao , gostei do portfólio,apesar do trabalho , você se dedicou bastante, parabéns

    ResponderExcluir
  17. Amo seu blog, e o tenho como referencia para os meus trabalhos. parabéns. Gostaria de pedir se for possível postar exemplos de portfólios prontos. Agradeço
    Daiane

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu comprometimento com a educação infanti,este ano estou com uma turma de crecheII,são danados...mas amo eles e o q faço,mas em 2013,estarei iniciando uma nova experiencia como coordenadora pedagógica,e gostaria de estar inovando o nosso portifólio de uma forma mais digital.O que voce acha?Teria alguma sugestão?

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!