segunda-feira, janeiro 26


EDUCAÇÃO INFANTIL... REFLEXÕES


Pode-se dizer que a Educação infantil é uma fase de preparação da criança como um todo. Nessa fase, o potencial afetivo, social, cognitivo, emocional, motor, etc... Da criança será estimulado. Através disso a prepara-se para a realização de outras atividades cada vez mais complexas, INCLUSIVE para aquelas nas quais irá aprender a ler, escrever, contar... Os objetivos da EI são mais amplos do que simplesmente dar condições para que uma criança se alfabetize. Tais objetivos , os que buscamos, serão atingidos - principalmente - através de atividades lúdicas. É no mundo do brinquedo e da brincadeira, no qual a criança pequena vive mergulhada a maior parte do seu tempo através do que lhe é mais atraente - este brincar - pode ajudar a criança a se desenvolver física e psicologicamente e chegar a tal nível que a alfabetização passe a ser sentida e vivida como um jogo, um desafio, uma brincadeira interessante e motivadora. Percebo diariamente na minha turma um interesse em aprender o mundo escrito e lido, uma vontade, uma brilho no olhar, um querer escrever. Muitos relacionam aquilo que falam e tentam escrever, misturam com a sua imaginação, com hipóteses pessoais e vão construindo sinais gráficos tentam representar através dos sinais o que precisam dizer, uma vez que o desenho somente ele já não expressa mais o desejo a vontade de falar, é preciso registrar de forma diferente. O trabalho com poesia, advinhações e contos está mexendo bastante com as crianças, levando-as a interpretações, memorizações, criações tanto de linguagem como de escrita e desenhos, percebo o grupo mais maduro, estão mais organizados, conseguem agrupar várias ordens.
A literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, à percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual. As situações de interação, contato e manuseio de diferentes materiais escritos são importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato forem com histórias de literatura infantil, pois os desenhos maravilhosos e os enredos instigantes que se encontram explícitos nos livros são como uma chamada, um convite que fascina a criança, proporcionando-lhe imenso prazer e interesse.

Um comentário:

  1. Ola Pri, muito lindo seu blog, gostaria de saber como faço para que o meu se aprimore, com imagens e figuras criativas, ainda sou novo no espaço e nao sei muito como mexer com tudo isso!!
    Me mande um email se possivel,rafaelrns_16@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir

ADORO QUANDO VC COMENTA!